quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Dicas para as Férias!


As férias são sempre esperadas, mas são também um desafio para manter os bons hábitos: Dicas para mostrar ao bebé que o contexto, o lugar, as pessoas podem mudar,mas o resto é para manter- Ele pode contar consigo para isso!

Nesta altura são muitas as famílias que estão de férias e podem ser confrontadas com diferentes hábitos e sugestões de amigos e familiares, assim como ambientes diferentes, inclusive o mais popular da estação: A PRAIA!

Poderá ser uma tarefa mais desafiante para os pais, em especial por alguma pressão alheia. Mas mantenha a consciência de que é extremamente importante seguir uma rotina ajustada para consolidação de bons hábitos, mesmo em meios e contextos diferentes, e que poderá evitar choro de desgaste e rabugice, fora de casa, ou em público.

Eis algumas dicas:

1) Ajude-se a si mesma: Planeie os seus dias, de forma a usufruir das suas férias, mas sabendo com o que conta! Por isso, mantenha as rotinas do seu bebé, para maior previsibilidade, e menos desilusões e expectativas furadas.

2) Mantenha os mesmos intervalos de alimentação/horários de refeição do seu bebé. Se necessário antecipe-as (bebés na praia, em especial com vento, ou em demasiadas andanças e programas, podem beneficiar com essa proação, pois ficam com mais fome, e com sono, mais cedo).

3) Mantenha horários das sestas. E mais uma vez, caso seja um bebé com menos de 12 meses, poderá antecipar, especialmente em ambientes com vento.

4) Lembre-se do que o bebé está habituado! Reproduza a "base desse hábito" fazendo apenas o "update" do ambiente (que é novo), com algumas adaptações. Comece a proteger o ambiente, e a acalmar o bebé, quando mostra os primeiros sinais de sono. Se necessário, adapte o ritual de acalmar, mas mantenha os mesmos princípios lógicos da redução de estímulos.

5) Ensine o bebé abstrair-se. Como se faz isso? Consegue-se através da capacidade de abstração do cuidador, controlando a respiração e evitando fazer os chamados "suspiros de frete" ou impaciência, tons de comiseração, e claro, mantendo a consistência até que o bebé aprenda a fazer o mesmo. Caso tenha ensinado o bebé a sintonizar-se consigo, será mais fácil, porque ele estará habituado a começar a acalmar apenas através da influência da sua respiração e batimento cardíaco, em combinação com a lentidão das palavras.

6) Mantenha o ritual de dormir de forma similar ao que é feito em casa! Recorra, se necessário, à imaginação e adapte (reduzindo o estímulo, falando da mesma forma, utilizando as mesmas referências ou as disponíveis mais parecidas).

7) Caso tenha de introduzir algumas diferenças/mudanças, não se esqueça de manter a maior proximidade possível com a "base da rotina" que faz usualmente (se estiver ajustada)! Fazendo tudo o resto de forma igual ou o mais próximo possível, protegendo os mesmos princípios chave.

8) O importante para o bem-estar do bebé é ter alguém que o oriente de forma carinhosa e consistente! Dessa forma, lembre-se que poderá sempre corrigir algo no dia seguinte e voltar a regulá-lo dentro do padrão desejado, isto perante dias ou eventos de exceção.

9) Convença-se a si, mas ao bebé também, que vai correr tudo bem!...Vai ver que será mais fácil ele confiar e acalmar em contextos diferentes, ou perante alguma mudança.

10) Pense que não está sozinha/o! Muitos pais sentem este desafio quando vão de férias! Parabéns a si por querer proteger o bem-estar máximo do bebé, mesmo em férias!


Saiba mais na minha nota "Os bebés e praia" e também no artigo Dias de exceção: A rotina e o sono!...

(http://crescer.sapo.pt/bebe/perguntas-frequentes/dias-de-excecao-a-rotina-e-o-sono).




Nenhum comentário:

Postar um comentário