sexta-feira, 22 de agosto de 2014

5 Mitos sobre o Sono do Bebé

Comprometem bons hábitos do sono, mas acima de tudo atrapalham a sua consolidação desde cedo...

Saiba reconhecer um mito quando está perante um...


5 Mitos a saber!

#Mito 1: Não se deve acordar um bebé que dorme durante o dia!


É verdade que não se deve acordar um bebé recém-nascido durante o dia, e com um intervalo máximo de 4 horas, também durante a noite, assim como em situações de baixo peso ao nascimento e prematuridade. Porém, esta situação não deve ser estendida a todo o universo dos bebés, especialmente quando se trata de dar oportunidade de regular os seus ritmos, e claro para o ensinar a dormir à noite.


#Mito 2: Quanto menos dormir durante o dia, mais e melhor dormirá à noite!

Se o bebé dorme menos do que a sua fase de desenvolvimento físico necessita, ao longo do dia, é algo que se refletirá num sono mais agitado - com maiores períodos de sono leve durante a noite, e logo maior predisposição para acordar, ou incapacidade de consolidar o sono noturno continuo.


#Mito 3: As sestas devem ser com luz para distinguir o dia da noite!

O esforço de usar luz e estímulos como condições por excelência para o bebé dormir de dia, para que saiba dormir à noite, pode, além de comprometer a qualidade das sestas, não alcançar o efeito desejado durante a noite.


#Mito 4: Abanar um bebé, acalma-o!

Desde que nos conhecemos que temos a imagem recorrente de ver os bebés ao colo a serem abanados e às vezes "achocalhados" . Saiba que este movimento além de não acalmar, agita o bebé e impede- o de focar a visão.


#Mito 5: Quando o bebé chora para dormir, está a lutar contra o sono!

Nem tudo o que parece, é. A ideia que os bebés pequenos não gostam de dormir deve ser desmistificada. Esta ideia pouco lógica remonta a uma época que pouco se sabia sobre a área comportamental do sono do bebé e o seu desenvolvimento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário