quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A Rotina e o Bom Senso

Ao longo de vários anos de experiência na resolução de causas difíceis, do mau sono, ou sono interrompido dos bebés, através de Observações Naturalistas e acompanhamento de evoluções no terreno, trago algumas considerações que gostaria de partilhar convosco!

Seria fácil concluir, pelas próprias mães e pais com quem tive o privilégio de colaborar neste processo, ou mesmo por vocês que me lêem, que os melhores planos de rotina, aqueles que de facto articulam vantagens a vários níveis, são os que protegem os bebés dos extremos de desconforto. 

Os extremos de desconforto, seja fome, cansaço ou insegurança, quando acontecem, o bebé já tem fraca capacidade, ou nenhuma, para se controlar, ou mesmo assimilar.... Seja a acalmar, seja em concentrar-se e ouvir, seja em qualquer conquista a melhorar para o seu próprio bem estar básico, ou máximo.
As melhores rotinas são as que são desenvolvidas a partir de uma observação das necessidades REAIS do bebé( versus as aparentes), e não devem ser pensadas em exclusivo, apenas na comodidade de quem cuida enquanto adulto com outras necessidades, como factor exclusivo e preponderante.(em especial quando se propõe resolver problemas enraízados manifestos no sono).

A verdade é que as necessidades reais do bebé estão lá na mesma, quer sejam encaradas como oportunidades ideais para agir, ou por outro lado, ignoradas - a verdade é que estão lá.
Poderá ser necessário um olhar mais experiente para as observar, ou não, mas certo é que o melhor dos dois mundos nem sempre é possível. Seja por horários profissionais incompatíveis dos Pais, indisponibilidade da Mãe com licenças encurtadas, seja por gestão familiar a melhorar, seja por uma infinita panóplia de razões.

"As rotinas ajudam a proteger o seu filho de grandes mudanças inesperadas, reforçam o sentimento de segurança,  e ajudam que este se acalme em situações imprevisíveis".

Caso sejam orientadas dentro dos horários saudáveis ( dentro do ritmo biológico saudável), será mais fácil a obtenção de benefícios, no entanto, desde que bem enraizados, mesmo fora desses horários, podem agir com a mesma eficácia....
...Todavia, os problemas enraizados de sono tendem a arrastar consigo problemas afectos à alimentação, qualidade de actividade, comportamento e mesmo ao nível da noção de segurança interna do bebé. Quando se quer recuperar, resolver, regular estas dificuldades de forma mais permanente, os horários saudáveis assumem um papel preponderante, mas apenas uma condição base e não a solução global em si- são um adjuvante.

Importa, que o bom senso predomine. O excesso de rotina baseado apenas no relógio, que ignore a observação dos sinais do bebé, de forma inflexível, e pouco empático por parte dos pais, pode anular estes benefícios mais tarde ou mais cedo.



No meu compromisso responsável com os Pais, quando sou chamada a resolver questões ao nível comportamental do sono, não consigo fazê-lo sem conhecer melhor cada caso, e as medidas exclusivas para um bem estar #MÁXIMO do bebé em causa.

O valor está todo em tornar essa harmonia visível e realmente sentida por todos em continuidade -e não apenas temporariamente. 

Para que o possa fazer com a maior segurança fisica e emocional, garantia, maior celeridade de resultados (por vezes com melhorias incríveis em apenas 1 ou 2 dias), e alargada permanência de resultados (mais de 6 meses), é ESSENCIAL e necessário respeitar as necessidades do bebé, sendo essa a condição base de partida!

"WIN WIN SITUATION"
Dessa forma, os ganhos são imensos!
Para além de mais bem dispostos, os bebés comem muito melhor, tornam-se mais seguros, e ganham maior concentração para conhecer melhor os pais e o mundo.

Os pais conseguem conhecer melhor o seu bebé, aprofundar o laço, mas usufruir dos seus serões como casal. Podem também repor as noites de sono e assim potenciar a sua qualidade profissional...mas para o caso e como o presente mais importante desta vida, enriquecer a sua qualidade parental  de ser Pais- o trabalho mais importante que nos é oferecido como uma benção. 

A Mãe e o Pai ganham VIDA- uma nova vida mais rica!

É caso para perguntar: Quando é que quer conhecer ainda melhor o seu bebé, e a rotina que melhor respeita as suas necessidades, como base de partida para se viver apenas a qualidade( do bebé e a dos Pais)

Saiba mais sobre os benefícios das rotinas, um artigo feito em parceria com a Psicóloga Clinica Dra. Ana Trindade : http://sonobebecarolinaalbino.blogspot.pt/2013/10/artigo-com-psicologa-ana-amaro-trindade.html

Um comentário:

  1. GRAFICOS DE PONTO CRUZ COM MOTIVOS INFANTIS - MOTIVOS INFANTIS GRÁFICOS PARA PONTO CRUZ APOSTILA http://www.tajmahalatelie.com.br/apostilas-variadas/motivos-infantis-graficos-para-ponto-cruz-apostila.html - GRAFICOS DE PONTO CRUZ PARA MENINOS http://www.tajmahalatelie.com.br/apostilas-variadas/graficos-de-ponto-cruz-para-meninos-01.html - GRÁFICOS DE PONTO CRUZ PARA MENINAS http://www.tajmahalatelie.com.br/apostilas-variadas/graficos-de-ponto-cruz-de-meninas-01.html - GRAFICOS DE PONTO CRUZ DE ANIMAIS http://www.tajmahalatelie.com.br/apostilas-variadas/graficos-de-ponto-cruz-de-animais-infantil-01.html - Exclusividade TAJ MAHAL ATELIÊ - http://www.tajmahalatelie.com.br/ - contato@tajmahalatelie.com.br

    ResponderExcluir