sábado, 12 de outubro de 2013

A especialização em Ritmos de Sono do Bebé

Tudo começou em 2006. Comecei o estudo, primeiro mais casual e depois aprofundado, de metodologias relacionadas com a regulação dos hábitos e toda a área comportamental de bebés, mesmo um ano antes de ficar grávida. Em 2007, comecei a implementar as práticas no meu primeiro filho, os resultados foram indiscutivelmente diferenciadores daquilo a que sempre me habituei a ver nos bebés aqui em Portugal: noites complicadas, a aceitação de que é normal que um bebé chore bastante e acorde durante a noite até tarde, simplesmente porque é bebé, entre outras conformidades por puro desconhecimento. Foi importante comprovar pessoalmente que afinal isso são variáveis que não dependem apenas da sorte, antes pelo contrário, são variáveis controláveis em qualquer bebé, especialmente com temperamentos difíceis.


Também após o nascimento do meu segundo filho, desta vez uma menina, comecei a alargar e aprofundar o estudo a vários entendidos/escolas/abordagens, concretizando em conformidade uma especialização no campo dos "Hábitos/Ritmos de Sono" por MNT Training em Reading University - United Kingdom. A certificação veio consolidar o meu trabalho e estudo nesta área e permitir que este conhecimento se tornasse numa actividade profissional. 


Prestei também serviço voluntário a bebés com o objectivo de resolver problemas relacionados com hábitos de sono, alimentação e comportamento e, e posteriormente, concretizei uma nova forma de organizar a minha ajuda com o projecto “Conselheira de Bebés”. Projecto este, abençoado pelo Prof. Dr. Mário Cordeiro que desde sempre disponibilizou o seu apoio pessoa e profissional, bem como o apoio da psicóloga Dr.ª Teresa Botelho, quem em muito veio reforçar a minha dedicação a esta causa. 


Concluí também a formação em "Maternity Practionnier Award" para consolidação numa área meta-sono complementar aos cuidados do Bebé e da Mãe, também esta no Reino Unido. (A razão pela qual não faço a tradução dos termos, prende-se com o pormenor de não existir formação que encaixe em paralelo em Portugal, sob a mesma estrutura e metodologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário